0
selkie_blues_by_sgorbissa-d4iia8r

Encontradas no folclore das ilhas Faroé, Irlanda, Islândia, Escócia e Grã Bretanha, essas criaturas encantadoras são também conhecidos como Silkies ou Selchies. Segundo evidências, diz-se que as lendas tiveram origem em Orkney e Shetland, onde selch ou selk(ie) é a palavra escocesa utilizada para o significado  de foca (do antigo Inglês seolh).

Seres marinhos, as Selkies são capazes de se tornarem seres humanos tirando suas peles de foca, podendo retornar à sua forma original colocando-a novamente. Ao contrário do que se pensa, as selkies são tanto do gênero feminino, quanto do masculino e não são híbridos humanos, e sim, podem assumir a forma humana retirando sua pelagem de foca.

As lendas narram que, apesar de serem muito ligadas ao mar, as selkies fêmeas se transformam em belas e sedutoras donzelas para dançar à beira da praia.  As selkies só podem fazer contato com um ser humano e, depois que isso ocorrer, terão de esperar 7 anos para voltar a fazer contato. São seres cheios de encantos, lindas que são capazes de fazer um rapaz à paixão à primeira vista. Se isso ocorrer, só há uma maneira de fazer uma selkie permanecer como humana e, consequentemente, dominá-la: deve-se encontrar o esconderijo da pele de foca onde a selkie a escondeu, pegá-la e guarda-la em um lugar onde a selkie não possua acesso, ou desconheça pois assim não poderá retornar ao mar.

A selkie se torna uma ótima mãe e esposa, vivendo muito bem entre os humanos, mas caso encontre sua pelagem, não pensa duas vezes em vesti-la e voltar ao mar. Não por maldade ou por ser uma criatura inescrupulosa, mas por uma simples questão de instinto,  querer voltar ao seu habitat. Algumas histórias dizem que a selkie volta de tempos em tempos visitar seus filhos na orla da praia, tendo o devido cuidado para não ser capturada novamente.

As lendas dos selkies machos são, num geral, menos difundidas. Algumas delas causam a impressão de que eles se aproximam de contos brasileiros como o do boto-cor-de-rosa.Um selkie macho normalmente vem a terra em busca de aventuras. Extremamente encantador, leva as moças ao encanto imediato. Eles procuram as moças que estão insatisfeitas com sua vida romântica, exclusivamente mulheres casadas com pescadores.

As selkies machos também podem ser capturadas, mas é ainda mais raro que a captura de uma selkie fêmea, por sua extrema meticulosidade ao esconder a pelagem. As humanas também podem fazer contato com um macho selkie: deve-se ir à praia e derramar sete lágrimas cheias de sentimento sobre a superfície da água.

A pelagem de uma selkie também pode ser queimada, mas é vista, pelos antigos, como tremenda crueldade, visto que tira a identidade original da criatura e a própria esperança de retornar ao mar algum dia. É bom visar que as histórias sobre selkies são quase sempre tragédias românticas.

Written by | Thais Ramos

Livros, café, poesia, mitologia e história. Sou tão bagunçada quanto meu cabelo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>