0
muspelheim

O mundo de fogo de Yggdrasil, também conhecido como Reino da Desolação. Lar de gigantes de fogo e seu mestre, Surtr. Está situado na região sul da Árvore da Vida, em uma de suas raízes subterrâneas, abaixo de Niflheim.

Muspelheim está entre os dois reinos mais antigos de toda Yggdrasil, acompanhado de Niflheim, chegando até mesmo a participar da criação do universo mitológico nórdico. Narra-se que Muspelheim, situado ao sul de Niflheim, com seu fogo, produziu a água do derretimento do gelo do Reino das Névoas, que concentrou-se no abismo de Ginnungagap, gerando Ymir, o primeiro ser e também pai de todos os gigantes de gelo.

O significado mais antigo de Muspelheim, ou Múspellsheimr, nos documentos mais antigos é “fim do mundo por fogo”. É um dos reinos que possuí menos registro em toda a Edda e está descrito tanto como o mundo de criação quanto de destruição do universo, vindo a aparecer em uma das profecias do Ragnarok em Gylfaginning, de Snori Sturluson, na primeira parte de sua Edda em prosa. É registrado que Surtr, o gigante de fogo, marchará com seus exércitos que destruirão Bifrost, sinalizando o fim dos tempos, e, com sua espada flamejante, virá com o objetivo de matar os deuses e atear fogo no mundo.

Muspelheim também pode ter gerado alguns corpos celestes a partir das faíscas liberadas de seu fogo e é representada com a Sowilo, a runa do sol.

Imagem:

<http://elfpunk.tumblr.com/post/117617363330/muspelheim-its-a-nasty-rainy-day-out-so-what>

Referências:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Muspelheim>;

<http://norse-mythology.org/cosmology/the-nine-worlds/muspelheim/>;

Edda Poética, Voluspà;

Edda em prosa, Snori Sturluson;

Mitos e Lendas, Philip Wilkinson.

Written by | Thais Ramos

Livros, café, poesia, mitologia e história. Sou tão bagunçada quanto meu cabelo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>