0
1234788_382075145253578_1213016999_n

Hail, guerreiros!

Semana passada muitas pessoas me pediram indicações de livros relacionados a mitologia nórdica, vikings, história medieval, fantasia etc. Quem me conhece da página há algum tempo, sabe que eu sou fascinada por Tolkien e Bernard Cornwell. Então, como prometido, aqui está minha humilde lista hahaha:

– As Crônicas de Artur (Bernard Cornwell)

Posso dizer, com muita certeza, que essa foi a trilogia que mais me prendeu. Desde o primeiro livro, você se torna dependente da história. Já li a trilogia duas vezes e pretendo ler mais, porque é realmente incrível. Por mais que o título mencione Artur, a história, na verdade, é contada por Derfel e gira muito mais em torno na vida dele, contando, com uma visão externa, sobre a história de Artur, que nunca foi rei. Recomendo fortemente! (E ficam lindos na estante)

– Crônicas Saxônicas (Bernard Cornwell) 

Todos conhecem ou já ouviram falar, eu sei. Mas sem dúvida essa coleção não poderia faltar aqui. MUITA gente já me pediu se realmente vale a pena ler, por ser uma coleção muito grande. Amigo, seguinte, se tu tem preguiça de ler, você está perdendo as melhores sensações da sua vida. E pode ter certeza que esses livros proporcionam isso. Leiam sem medo e sem preguiça, com certeza vale a pena.

– Os Filhos de Húrin (J. R. R. Tolkien)

Ah, Tolkien <3 Esse livro é meu segundo preferido do professor, perdendo apenas para O Silmarillion. É fascinante, da primeira a última página. Tanto pela história quanto pelas ilustrações de Alan Lee. “Antes da lendária era de O Senhor dos Anéis, um poderoso espírito dominado pelo senhor do escuro ameaça a vida dos filhos de Húrin”. Sim, isso me deixa arrepiada.

– Roverandom (J. R. R. Tolkien)

Essa uma indicação para aqueles que acham os livros de Tolkien difíceis de ler (sim, já ouvi muito isso) e procuram algo mais simples, menor e menos “complexo”. Tolkien escreveu esse livro para consolar seu filho que perdeu seu cachorro de estimação. É um livro bonito, fácil e não deixa de ser uma ótima leitura.

– 1356 (Bernard Cornwell)

Um livro típico de Cornwell: sangue, traição, batalhas, sangue, heroísmo, miticismo, sangue, “inexorável” (entendedores)… Escócia, Inglaterra e França, ou seja, vocês já podem imaginar. É incrível, mesmo!

– Sobre Histórias de Fadas (J. R. R. Tolkien)

Um livro para quem quer entender a mente de Tolkien. Não é um conto, não é uma história, mas é o que está por trás disso. O professor fala sobre suas inspirações, seus devaneios e dá sua opinião sobre a fantasia. Eu li e posso dizer que fica muito mais fácil compreender todo o universo Tolkieniano depois dele. Leiam, é muito bom saber o que ele tem a dizer por trás do mundo que ele criou.

– As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica (Carmen Seganfredo e A. S. Franchini)

É difícil, realmente, achar um livro confiável sobre mitologia nórdica (vou chamar de mitologia aqui, porém, acho ofensivo). Geralmente, você encontra informações que se contradizem. De todos os livros que eu li, acredito que esse seja o mais confiável. Eu li muitas partes das Eddas, infelizmente não inteiras, por enquanto, que é onde se encontra aquilo que a mitologia nórdica realmente é. Esse é o livro que mais me cativou sobre o assunto. Achei ele muito completo e confiável. Para quem quer saber mais sobre os deuses nórdicos, essa é uma ótima pedida.

– As Moradas Secretas de Odin (Valquiria Valhalladur)

Ok, vamos começar com o nome da autora. Pronto. Vamos pro livro. Eu comecei com esse, então é meu xodó. Há 4 anos atrás, ou mais, eu li esse livro e desde então não parei mais de pesquisar e estudar sobre a mitologia nórdica. É fascinante. Conta a história de Odin, como adquiriu seu conhecimento, como tornou-se tão poderoso, seus sacrifícios e suas criações. Ajuda, e muito, a compreender as runas, seu significado e seu poder. Pra quem gosta de entender origens, esse é um ótimo começo.

– As Melhores Lendas Medievais (Carmen Seganfredo e A. S. Franchini)

O livro traz as histórias não apenas da Idade Média européia, mas de várias civilizações. Além de outras histórias de origem celta, a lenda do flautista de Hamelin, entre outros contos incríveis. Gostei bastante também (não tanto quanto os outros desta lista, porém todo conhecimento é bem-vindo).

OBS: Esses dois autores tem livros sobre a maioria das mitologias e civilizações. Se vocês se interessam por outros, procurem que são bem fáceis de achar. E eles são ótimos, de verdade. Nunca li sobre as outras, mas acredito que sejam muito bons e esclarecedores também.

– Revistas

Algo que eu gosto MUITO também e se torna muito vantajoso ter quando se quer algo de mais fácil compreensão, são revistas direcionadas sobre o assunto que você quer saber. Uma das melhores e mais completas que já li, foi a revista Vikings da editora On Line (www.revistaonline.com.br). Outra que gosto muito também é a Guia da Mitologia Celta, da mesma editora, que é LINDA, além de esclarecer muito bem sobre todos os pontos sobre os celtas.

É isso, guerreiros. Se vocês já leram esses me falem o que acharam, se não leram, eu recomendo e podem confiar em mim hahaha. Se sabem de mais livros ou revistas, comentem aqui no blog para que os outros leitores possam ver também.

Sigam a M&M no twitter: https://twitter.com/Medieval_Myth

Até mais. Hail!

Written by | Renata Biscaro

Tolkieniana, viciada em café e história, apaixonada pela Noruega e filha de Freyja.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>